Notícias Notícia escolhida: 62984964 (ID)
Estudantes da EAJ/UFRN participam do XI Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações

EAJ/UFRN
(Foto: EAJ/UFRN)

Entre os dias 26 e 29 de novembro, estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) participaram no XI Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações (COINTER PDV), realizado em Teresina, no Piauí. O evento reuniu especialistas, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, abordando o tema “Humanização, Ciência, Tecnologia e Trabalho em tempos de inteligência artificial: diálogos necessários”.


Promovido pelo Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV), o evento reúne 5 congressos que ocorrem simultaneamente: COINTER PDVL, PDVAGRO, PDVGT, PDVS e PDVART. O congresso contou com uma programação diversa, discutindo temáticas como Licenciaturas (PDVL), Ciências Agrárias (PDVAgro), Gestão e Tecnologia (PDVGT), Saúde (PDVS) e Artes (PDVART). O objetivo principal foi promover a troca de experiências entre acadêmicos de todo o Brasil e do exterior, além de fortalecer as redes de cooperação internacional.


A delegação da EAJ/UFRN foi composta por 14 estudantes, além de dois ex alunos, a técnica em aquicultura Camila Dutra, e o ex-bolsista do Projeto Mandacaru Boot, Vanzhayon dos Santos, abrangendo tanto os cursos técnicos integrados, subsequentes quanto os de graduação da EAJ e Campus Central. Os estudantes brilharam nas diferentes modalidades do evento, como apresentações orais, relatos de experiência e sessões de pôsteres, abordando temas de grande relevância, como saúde, arte, tecnologia e ciências agrárias.


A EAJ recebeu destaque na premiação. No PDVAGRO: José Victor, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Aquicultura foi 2º lugar na categoria presencial. Hozana Izabele, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Aquicultura, e Jamily Victoria, do Curso Técnico Integrado em Agroindústria foram 2° lugar na categoria online. Inácio Antônio e Vitor Carvalho da Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram 3º lugar também na categoria online.


NO PDVArt: Heloisa Mandú, William Joseph e Hozana Izabele, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Aquicultura foram 1° lugar na categoria relato de experiência. Entre os destaques, a estudante Martha Aylla, do curso Técnico Subsequente em Aquicultura, conquistou o 2º lugar na mesma categoria. Ela apresentou um trabalho sobre a comunidade transexual, um tema desafiador, que a fez sair de sua zona de conforto. “Foi um desafio, sair do meu estado para apresentar um trabalho pessoal. Falar sobre a comunidade transexual trouxe ainda mais desafios, mas me senti feliz quando vi que minha mensagem foi ouvida”, afirmou Martha, emocionada com o prêmio.


No PDVGT: Judilena Galvão, da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bruno Ferreira e Guilherme Afonso, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, foram em 1° lugar na categoria relato. O ex aluno Vanzhayon Sousa ficou em 3° lugar na categoria presencial, orientado pelos professores: Drª Viviane Medeiros e Mr. Joel Santos. Outra grande vencedora foi Maria Luiza de Freitas, estudante do 2º ano do curso de Agroindústria, que conquistou o 1º lugar na categoria Saúde (PDVS) com um trabalho sobre educação em saúde. 


Para ela, a experiência de apresentar seu trabalho em um congresso internacional foi transformadora. “A experiência de apresentar um trabalho em um congresso começa bem antes de ir ao evento. Depois de um ano inteiro de dedicação, conciliar o ensino técnico com o ensino médio e projetos de extensão é bem cansativo, mas é extremamente gratificante. Mesmo após viajar quase 18 horas até Teresina, conhecer pessoas, histórias e adquirir conhecimento através da educação pública foram extraordinários”, relatou.


Ela destacou ainda a importância do processo que envolveu a construção do trabalho, desde a submissão até a apresentação. “O processo é ansioso, desde o momento da submissão até o momento em que você entra na sala para se apresentar. Passa-se a trajetória de um ano inteiro. Ter o meu trabalho reconhecido pelos avaliadores do congresso e saber que ele realmente faz a diferença na vida de outras pessoas é um sentimento de dever cumprido”, afirmou a estudante.


Maria Luiza também comentou sobre sua transformação pessoal durante o congresso: “Antes, estar na frente de mestres e doutores parecia algo distante para mim. Eu achava que estava ali apenas para aprender, sem entender a importância daquele momento. Quando ganhei o prêmio de 1º lugar com meu trabalho sobre educação em saúde, em um congresso internacional, senti que tudo tinha um propósito. Fiquei muito feliz e agradecida por essa oportunidade”.


Participaram da orientação dos trabalhos, os professores: Drª. Andrea Monteiro, Dr. Leonardo Teixeira, Drª. Elisanie Teixeira, Dr. Rafael Borges, Drª. Alessandra Mendes, Dr. Afrânio Araújo, Dr. Jhones Amorim, Dr. Mauro Vasconcelos, Drª. Viviane Medeiros, Mr. Joel Santos, e a doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, Claudia Juliette Maia. Além destas atividades, os docentes também atuaram como palestrantes no COINTER, e houve a colaboração dos professores: Dr. Jacira Neves, Dr. Carlo Aldrovandi e Dr. Márcio Dias, diretor adjunto da EAJ.


A Profª. Drª. Viviane Medeiros foi palestrante no evento e atua como Coordenadora Geral do COINTER PDVAGRO, também organizando a logística do evento e orientando a participação da EAJ. Ela ressaltou a importância do COINTER como um espaço de solidariedade, amor e respeito pela diversidade. “O COINTER é um evento acadêmico-científico internacional que se destaca pela união entre os participantes e pelo fortalecimento de laços. Para os estudantes, é uma chance única de crescimento e troca de experiências, e a viagem e apresentações representam um marco no desenvolvimento acadêmico de cada um”, comentou a professora. 


O evento também contou com a presença de acadêmicos e pesquisadores internacionais de países como Espanha, México e Argentina, o que proporcionou uma rica interação e ampliação dos horizontes dos estudantes da EAJ/UFRN. Essa experiência foi um dos pontos altos do congresso, permitindo aos participantes fortalecer suas redes de contato acadêmicas e profissionais.


O Ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, esteve presente no evento e destacou a relevância de iniciativas como o COINTER para a formação de jovens talentos e para o fortalecimento da educação no Brasil. “Eventos como o COINTER são essenciais para a construção de um futuro melhor e mais inclusivo para os nossos jovens”, afirmou o ministro.


A participação da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) no XI Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações reflete o compromisso da UFRN com a excelência acadêmica, o desenvolvimento dos seus estudantes e a promoção de um ambiente de aprendizado diversificado e intercultural. Como afirmou Martha Aylla, "É incrível fazer parte de tudo o que o congresso proporciona ao aluno. As experiências, amizades e momentos vividos no evento valem muito a pena".

(05/12/2024 às 12:21)