Notícias Notícia escolhida: 59119531 (ID)
Projeto "Suíno Amigo" distribui mais de 3kg de carne para famílias carentes no município de Jundiá/RN

O projeto de extensão intitulado "Suíno Amigo", parceria entre a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) e a Prefeitura Municipal de Jundiá/RN realizou no último dia 20.02, a distribuição de 3,1kg de carne suína gratuitamente para 270 famílias carentes do município.

O trabalho foi desenvolvido pelo grupo do setor da Suinocultura composto pelos discentes do curso da graduação de Zootecnia, Pós-Graduação em Produção Animal e Técnico em Agropecuária e orientado pelo Prof. Dr. Aparecido Moreira. A ação foi realizada pelo segundo ano consecutivo e é a finalização do projeto com o uso de Extrato Pirolenhoso e Benzoato de Sódio para dieta dos suínos em crescimento e terminação do ciclo de vida deles. Segundo o orientador já está sendo estudado o uso do Extrato Pirolenhoso há algum tempo, que é extraído a partir do processamento da fumaça proveniente da pirolise do eucalipto, o que atua como efeito bactericida, combatendo doenças subclínicas sem a necessidade de uso de medicamentos.

Além disso, enfatizou o respeito às normas de bem estar dos animais: "Fizemos o transporte dos animais para o abatedouro, depois eles ficaram alojados em uma sala recebendo um banho antes do abate. Nós também pesamos os órgãos de todos animais, coletamos amostras do figado para avaliação, medimos o PH da carne, pesamos as carcaças".

A ação contou com o auxílio da prefeitura de Jundiá, que selecionou as famílias pelo cadastro no programa Bolsa Família, e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RN), que ajudou no abate e distribuição, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que também doou outros alimentos. O grupo enfatiza a importância de ações sociais de compartilhamento de produtos de boa qualidade e que trazem benefícios à saúde para a população carente, mostrando os resultados da parceria entre pesquisa e extensão da universidade com a sociedade.

(23/02/2024 às 13:44)