EAJ recebe Ministro da Pesca e Aquicultura para lançamento do curso de Multiplicadores Aquícolas

Por Matheus Silva

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) recebeu o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para o lançamento do curso de Multiplicadores Aquícolas. O evento também contou com a presença da governadora do RN, Fátima Bezerra, e do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo. Acompanhados pelos diretores da EAJ, Max Lacerda e Márcio Dias, realizaram uma visita aos setores da escola.

O curso, que já possui 3.600 estudantes inscritos, é dividido em 9 módulos, totaliza uma carga horária de 160 horas e tem como objetivo espalhar conhecimento sobre o cultivo de pescados para abrir espaço para os produtores.

O programa é uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a UFRN e a Universidade de Brasília (UNB), e abrange assuntos relacionados à aquicultura, fornecendo aos alunos conhecimentos para se tornarem multiplicadores e impulsionadores da área.

O ministro André de Paula comemorou a parceria, falou do fortalecimento da pesca e aquicultura, e anunciou investimentos destinados para o RN: R$ 1 milhão para dois programas de cooperativas, R$ 500 mil para cursos da UFRN na área da aquicultura e R$ 3,5 milhões para cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vinculados à Universidade.

O reitor José Daniel Diniz destacou: “esse curso tem aspectos muito importantes e um deles é oferecer melhores perspectivas de futuro para muitas pessoas, e com isso, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e oferecer à sociedade mais um curso para promover o crescimento da aquicultura, que é um setor estratégico para o nosso país”.

O diretor Max Lacerda celebrou a parceria e relembrou do surgimento do curso. “A gente tem que aproveitar esses momentos para falar do que a gente avançou e do que temos a construir. A iniciativa de criar um curso técnico em Aquicultura e começar a atuar, fez com que a gente tivesse tudo isso aqui hoje”. Além disso, falou sobre perspectivas e projetos futuros para a instituição. “É um sonho pessoal e institucional ter a pesca familiar cursando e participando das nossas atividades de extensão e ensino. E está muito próximo da gente conquistar e avançar nesse sentido. E em breve estaremos ofertando à sociedade do RN uma expansão onde a nossa escola poderá dobrar de tamanho em termos de oferta regular. Estamos preparando isso”, anunciou.

Já a secretária nacional de aquicultura, Tereza Nelma, enfatizou o crescimento da temática e deixou um recado para os estudantes. "A aquicultura é o futuro. Hoje, no mundo, há pouca oferta de alimentos e nós precisamos pensar em alimentos alternativos. Nós queremos que a política pública de aquicultura tenha seu espaço na pauta do Brasil. E aos alunos, acreditem e invistam em aquicultura, porque o mundo hoje discute a área como uma grande alternativa de combate à fome”, comentou.

O evento também contou com a presença do deputado federal Fernando Mineiro; do secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; da subsecretária de Pesca e Agricultura do RN (Sape), Luiza Medeiros; do Secretário de Aquicultura do RN, Guilherme Saldanha; do presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultura (Fepern), Dedé de Cafú.

(16/11/2023 às 10:53)