Estudantes da EAJ criam sistema de alarme para pessoas que realizam alimentação enteral e conquistam 1º lugar na IX MOCITECZN e bolsa do CNPq

Por Matheus Silva

Os estudantes Gabriel Henrique Rocha e Thiago Rayzing, do 3º ano do curso técnico em Informática, conquistaram o 1º lugar na área de Ciências Biológicas e da Saúde da IX MOCITECZN, a Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal, no IFRN, campus Natal - Zona Norte.

Os alunos apresentaram o trabalho intitulado "EnteralAlert: protótipo de um sistema de alarme e prevenção utilizado em sondas por cuidadores para a melhoria da qualidade de vida de pacientes com alimentação enteral", orientado pelo professor Leonardo Teixeira. Os jovens desenvolveram um sistema que alerta o profissional cuidador do paciente quando a alimentação enteral estiver chegando ao fim, auxiliando na qualidade de vida destes pacientes.

O trabalho foi feito devido a necessidade de um membro da família de um dos alunos idealizadores. "O principal motivo [do surgimento do projeto] foi o fato da minha irmã ter precisado utilizar a sonda enteral por alguns meses e, ao analisar a sua situação, tive a ideia de fazer esse sistema de alarme para que ajudasse os cuidadores dela, além de minimizar riscos associados à essa técnica", comenta Thiago.

Quanto a importância do trabalho, Thiago comenta sobre os benefícios que ele traz para a vida das pessoas que precisam se alimentar dessa maneira. "Este projeto é importante devido à sua contribuição significativa para a melhoria da segurança e do conforto dos pacientes submetidos à alimentação enteral. Ao alertar os cuidadores sobre o término da alimentação, o sistema EnteralAlert ajuda a prevenir desconfortos abdominais, como flatulências, estufamento e dor abdominal, e arrotos. Ao garantir uma detecção precisa e oportuna, o sistema reduz os riscos associados a possíveis complicações, promovendo uma prática clínica mais segura e eficiente e além disso, alivia a pressão sobre os cuidadores, permitindo-lhes monitorar os pacientes de forma mais eficiente e se concentrar em outras áreas essenciais do cuidado", explica o jovem estudante.

Gabriel também fala acerca da importância do trabalho e da participação na Mostra. “Eu considero o trabalho muito importante pois com isso podemos melhorar a qualidade de vida de pacientes na mesma situação. Foi uma experiência incrível, não esperávamos receber o prêmio pois existiam outros projetos muito promissores”, celebra.

Com a conquista, o trabalho foi credenciado para participar da Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação (EXPOCETI), além de conquistar uma bolsa de pesquisa em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Conquistar a primeira colocação e receber a bolsa do CNPq foram momentos de muita emoção e orgulho para todos nós envolvidos no projeto, bem como para os meus familiares e amigos. Essas conquistas reforçaram a importância e a relevância do nosso trabalho, nos incentivando a continuar dedicados ao avanço da ciência e à aplicação prática de nossos esforços em prol do bem-estar da sociedade, afinal, o propósito da tecnologia não é apenas impulsionar o lucro, mas também melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Thiago.

Os jovens estudantes desejam continuar desenvolvendo e aperfeiçoando o projeto para facilitar a utilização do alarme. “Uma das ideias principais é a criação de um aplicativo que possa emitir uma notificação embora o celular esteja em stand-by, além de diminuir o tamanho do protótipo, implementando uma placa de circuito impresso. Além disso, planejamos apresentar nosso projeto em outras feiras científicas, talvez agora, em uma regional, em outros estados”, revela o aluno Thiago.
(24/10/2023 às 16:33)