EAJ na 61ª Festa do Boi

Na última semana, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) participou da 61ª edição da tradicional Festa do Boi, a maior feira agropecuária do Nordeste, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Professores e estudantes da EAJ/UFRN apresentaram um pouco de cada setor da instituição, além de projetos, trabalhos e atividades feitas durante todo o ano.

O curso técnico em Aquicultura colaborou junto com os outros cursos no estande para divulgar os cursos e as ações de ensino, pesquisa e extensão que são realizadas na EAJ. “Para realizar essa divulgação, nós - professores, estudantes e técnico-administrativos - trabalhamos montando estandes com atividades e demonstrações práticas do que a gente desenvolve", comenta o professor Dárlio Teixeira. No caso da Aquicultura, além dos peixes ornamentais, foi feita a exposição de peixes de corte como panga, tilápia vermelha, tilápia comum e tambaqui. Também foi realizada a demonstração de cultivo de microalgas, que é desenvolvido através de um projeto da escola.

Novo na EAJ, o curso técnico em Veterinária já marcou presença no evento. A apresentação contou com a orientação dos docentes e participação dos alunos, abordando as diferentes áreas de atuação do técnico em veterinária e a importância do profissional para a sociedade. O estande ainda mostrou produtos cosméticos para cães e gatos, desenvolvidos pela Magic Ami, empresa incubada na EAJ.

Já o curso técnico em Gastronomia promoveu as oficinas "Sorvete de doce de leite caprino com coulis de caju e crocante de coco", ministrada pela professora Patrícia Amante, "Galinhada", realizada por Amanda Vogas, e "Baião de dois com carne ovina, queijo caprino, feijão verde e arroz", do professor Marcos Carlos.

O setor de Apicultura e Meliponicultura também participou da exposição levando alguns trabalhos desenvolvidos no setor, como o uso de dois modelos de caixas diferentes para criação racional de abelhas nativas, um derretedor solar para cera de abelhas e o Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado em manejos com abelhas africanizadas. Foi apresentada uma colmeia expositor com abelhas africanizadas para que os visitantes pudessem conhecer um pouco sobre o funcionamento interno de uma colmeia e conhecer as castas com destaque para rainha, que segundo a professora e coordenadora do setor Gunthineia Lira, é a maior curiosidade do público.

Também aconteceu a exposição dos produtos da colmeia (mel, pólen, própolis, cera de abelha e geleia real), além dos subprodutos que são elaborados em aulas do curso técnico em Agroindústria e em minicursos ofertados, como cosméticos a base de mel e própolis, e velas artesanais.

O curso de graduação em Engenharia Florestal marcou presença no evento apresentando o Laboratório da Tecnologia da Madeira, coordenado pelo professor Alexandre Pimenta, e o Laboratório de Produtos Florestais não-madeireiros, coordenado pela professora Tatiane Kelly. Foram mostrados produtos florestais não-madeireiros como cera de carnaúba, taninos (vegetais de espécies nativas e de espécies exóticas) e as formas de utilização, cortimento de couro, adesivo de madeira, tratamento de efluentes.

“Além disso, levamos o ácido pirolenhoso que serve para aumentar a fertilidade do solo, tornar os nutrientes disponíveis para a planta, possui ação anti-bactericida, anti-fungicida. O pirolenhoso é o líquido condensado da produção de carvão vegetal: a queima da madeira gera uma fumaça, então essa fumaça é condensada e utilizada para como o ácido pirolenhoso. Os taninos são extraídos de várias partes das plantas, mas a maior parte deles está presente nas cascas. A gente faz a extração e consegue fazer diferentes formas de utilização desses taninos. Os taninos foram do Laboratório de Produtos Florestais não-madeireiros e o pirolenhoso do Laboratório da Tecnologia da Madeira”, comenta a professora Tatiane.

O curso superior de Engenharia Agronômica levou a Empresa Júnior AgroMais, apresentando os trabalhos e as consultorias da empresa, além das promoções oferecidas. O estande também realizou um agroquiz que deu uma surpresa para quem participou. O curso de Zootecnia também levou sua Empresa Júnior, a Rusticus, mostrando o trabalho de serviços de consultoria que a empresa promove.

Inscrições

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro até o dia 19 de novembro, estarão abertas as inscrições para os cursos técnicos da EAJ/UFRN. Ao todo, são 316 vagas ofertadas, distribuídas entre os cursos de Agroindústria (integrado e subsequente), Agropecuária (integrado e subsequente), Aquicultura (integrado e subsequente), Informática (integrado), Gastronomia (subsequente) e Veterinária (subsequente).

As inscrições são realizadas por meio do site da Comperve. O edital já está disponível e as provas serão aplicadas no dia 10 de dezembro de 2023
(18/10/2023 às 08:34)