Notícias Notícia escolhida: 55059360 (ID)
Aluna da EAJ participa de Intercâmbio na Itália

EAJ-UFRN

Por Matheus Silva 

 

Josefa Patrícia Balduino, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e membro do Grupo de Estudos em Tecnologia de Sementes (GETSem) da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), está participando de um Intercâmbio na Università degli Studi di Cagliari (UniCa), em Cagliari, na Itália. 

 

Por meio do Programa Erasmus, que promove o intercâmbio estudantil e mobilidade acadêmica, a aluna participa de um projeto de mobilidade internacional. A estudante é orientanda da professora Cibele Pontes, sob co-orientação do professor e diretor adjunto da EAJ, Márcio Dias. 

 

A doutoranda comenta sobre a participação no programa. "Me sinto vivenciando uma experiência ímpar, em que todas as áreas da minha vida estão sendo agraciadas, ou seja, a acadêmica, profissional e pessoal. Enxergo tudo isso com grande valia. É uma experiência única! Estou tendo a oportunidade de conhecer novas pessoas, aprender um novo idioma e conhecer uma universidade com vários laboratórios. São oportunidades assim que nos fazem acreditar ainda mais na ciência e educação, afinal de contas, são essas que hoje possibilitam que eu, filha de agricultores do interior da Paraíba, possa desfrutar dessa parceria entre GETSem/UFRN e UniCa, e agregar ainda mais ao meu futuro título de doutora", celebra a jovem estudante. 

 

No mês de junho, quatro membros da UniCa virão ao RN para uma viagem técnica de uma semana. Além de atividades no campus que serão realizadas na EAJ, estão previstas visitas ao campus central, à Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa/UFRN), Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) e a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN). Também será realizado o II Seminário Brasil x Itália.

 

O GETSem iniciou a parceria com o professor Gianluigi Bacchetta, da UniCa, em 2014, a partir de visitas técnicas e trabalhos de pesquisa conjuntos. Em 2018, as outras instituições foram incluídas na parceria, formando um fórum internacional voltado para o estudo e o intercâmbio técnico-científico na área de sementes.
(24/04/2023 às 10:48)