Projeto Suíno Amigo distribui carne para 282 famílias

O projeto social de extensão Suíno Amigo, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), distribuiu carne suína para 282 famílias de Jundiá, município do Rio Grande do Norte (RN). A ação é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suinocultura (GEPSUI) que tem como objetivo atuar no combate à fome através do fornecimento de carne à população carente.

A ação é focada nas pessoas que são cadastradas no programa Bolsa Família, em situação de vulnerabilidade social. A carne distribuída vem dos experimentos desenvolvidos na EAJ/UFRN. A primeira distribuição feita contou com a participação da prefeitura, através da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizaram as entregas.

Coordenado pelo professor José Aparecido Moreira, o projeto começou a partir do contato que o docente tinha com a comunidade de Jundiá. Além disso, iniciou a realização de abate de animais do experimentos no município, além do procedimento na EAJ. "Eu sempre pensei na possibilidade de poder fazer a doação dessa carne", comenta o coordenador.

Um dos objetivos do Suíno Amigo é falar sobre a qualidade da carne suína, divulgando os benefícios do consumo para a saúde humana. "A carne suína é de excelente qualidade. É um produto muito bom para os seres humanos porque contém uma concentração de nutrientes essenciais para a nutrição humana como aminoácidos, ácidos graxos benéficos e minerais importantes, além de possuir baixo teor de sódio, sendo excelente para pessoas hipertensas. Também é uma carne rica em vitaminas do complexo B e é muito saborosa", explica o professor José Aparecido.

Dentre os objetivos futuros do projeto também estão estimular a produção de suínos no RN, o consumo da carne e a busca pela criação de abatedouros para suínos no estado. "Para que a população não tenha nenhum risco, é necessário seguir as orientações em termos de vacinação, vermifugação e instalações com condições para que os animais sejam criados", explica o professor e coordenador. Além disso, pretende-se realizar a distribuição para municípios vizinhos.

O projeto social conta com a colaboração de Marcely Barros, Alice de Araújo, Rômulo Pessoa, Jaíne Ferreira, Sara Vitória de Souza e Brenda Patrícia dos Santos, estudantes do curso de graduação em Zootecnia e da Pós-graduação em Produção Animal.
(14/04/2023 às 18:41)