Por dentro da EAJ: Setor de Avicultura

O setor de Avicultura da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) promove atividades de ensino, pesquisa e extensão para estudantes do técnico, graduação e pós-graduação. No setor, os estudantes têm oportunidade de aprender todas as etapas de criação de aves, aprimorando o ensino teórico aprendido em sala de aula.

O estudante participa do processo desde a chegada das pintinhas ou pintinhos, além de acompanhar esse processo de criação, eles também participam dos processos pós-criação, com a parte de ovos da comercialização, a avaliação da qualidade do ovo, além da parte com venda ou abate dos frangos.

A coordenadora do setor, Janete Gouveia, relata a participação dos discentes e projetos futuros. “O aluno tem a oportunidade de aprender todas as etapas das criações de aves, tanto de corte como de postura. Hoje a gente não tem a codorna, mas o projeto futuro é trazer mais um lote de codornas japonesas para produção de ovos“, afirma.

A unidade atende o curso técnico em Agropecuária, na graduação os cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica, como também o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), que tem desenvolvido diferentes projetos dentro do setor. A unidade de Avicultura conta com estagiários, bolsistas de apoio técnico, extensão e de iniciação científica.

No setor de Avicultura é realizada a produção de ovos, e uma vez por semestre são produzidos frangos. Após isso, os frangos são vendidos vivos, dado que o local  ainda se prepara para fazer um abate comercial. Os recursos obtidos através das vendas de ovos e frangos retornam para o setor a fim de ajudar na manutenção do local.

Recentemente, a unidade passou por melhorias com a recuperação do muro/portão, construção de passarelas entre prédios, rampas de acesso, construção de galpão para esterco e pintura geral de todos os prédios. No Galpão de Corte e Pesquisa houve recuperação do piso e construção de calçada do entorno.

O  Galpão de Postura, também passou por recuperação do piso, além de reestruturação das instalações elétricas. O Galpão de Codornas recebeu novas gaiolas e o Galpão de Avicultura Alternativa obteve recuperação estrutural e elétrica. Houve ainda a recuperação do reservatório elevado de água do setor de aula.

(16/01/2023 às 15:37)