Notícias Notícia escolhida: 53298722 (ID)
BMEAJ finaliza agenda de 2022 com apresentação em Recife

EAJ-UFRN

A Banda de Música da Escola Agrícola de Jundiaí (BMEAJ) visitou a cidade de Recife/PE para participar das Cantadas e Cantigas - Diálogo Musical, evento organizado pela EAJ, ETE Porto Digital e ETE de Criatividade Música, escolas técnicas de referência. Além da apresentação, a banda realizou uma visita ao Instituto Ricardo Brennand. A viagem foi acompanhada por professores, coordenadores, colaboradores do projeto e 15 musicistas. 


 


Durante o ano, a BMEAJ realizou apresentações em diferentes cidades. A atividade em Recife trouxe novos conhecimentos para o grupo, uma vez que houve troca de experiências entre os músicos componentes da banda e dos demais grupos que se apresentaram. 


 


De acordo com o soprista do grupo, Ligiã Macêdo, a viagem foi um evento importante para a maioria dos musicistas da BMEAJ. “Mais de 90% dos componentes da banda nunca tinham saído do Rio Grande do Norte, essa foi a primeira vez que a grande maioria dos componentes da banda conheceu outra cultura, outra realidade, fora do nosso estado. Foi a primeira vez que a gente se apresentou em Recife, e creio que vai ser a primeira de muitas”, afirma o bolsista. 


Em 2022, a Banda de Música da EAJ passou por algumas mudanças, após a saída de um período de isolamento social devido a pandemia, o reingresso das atividades sociais demandou uma nova equipe, na qual a maioria não possuía um contato prévio com a música. No entanto, com o trabalho em grupo entre os novos músicos e os coordenadores do projeto foi possível desenvolver e aprimorar as habilidades musicais dos componentes.


 


Além disso, outra novidade dentro da Banda da Escola Agrícola neste ano foi a inclusão de um grupo de concerto, com vocal, violino, teclado, violão, guitarra, entre outros instrumentos. O grupo reduzido realizou muitas apresentações e também alcançou um público diferente mais voltado para o auditório, o objetivo é que o grupo de concerto continue nos anos seguintes. 


 


A banda possui alguns objetivos para o ano de 2023. “Neste ano, a gente fez diversas apresentações em cidades como Natal, Touros, Macaíba, foram apresentações muito boas, onde cada apresentação aprendemos coisas novas, e o projeto foi se fortalecendo. As expectativas para o ano de 2023, é que a gente consiga alcançar mais alunos, da graduação, técnico e médio, e levar a música cada vez mais a população”, afirma Ligiã.

(20/12/2022 às 12:41)