Notícias Notícia escolhida: 53104255 (ID)
Professora da EAJ lança livro nesta sexta-feira

EAJ-UFRN

Maiara Juliana Gonçalves da Silva lançará o livro "Em cada esquina um poeta, em cada rua um jornal: a vida intelectual natalense (1889 - 1930)". A obra possui 430 páginas e será publicada pela editora Autografia. O lançamento ocorrerá no dia 09 de dezembro sexta-feira, a partir das 18h, no espaço Célula Educacional, na Travessa Delmiro Gouveia, 45 em Neópolis, Natal-RN. A venda do livro físico estará disponível no local. Maiara Juliana é professora de História da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN).


 


O livro é resultado da dissertação de mestrado da professora Maiara, pelo Programa de pós-graduação em História  na UFRN. A publicação do livro foi o prêmio de Melhores dissertações e tese em História dado pela Associação Nacional de professores de História (ANPUH-RN), no qual a dissertação ficou em primeiro lugar. Maiara Juliana Gonçalves, é formada em licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em História pela mesma instituição, especialista em História e Cultura Indígena e Afrobrasileira pela UERN e, atualmente, aluna do doutorado em História da UFRN.


 


Sinopse


O livro analisa a vida intelectual natalense, investigando a dinâmica cultural constituída durante os anos de 1889 a 1930, época de intensificação do movimento intelectual na capital norte-rio-grandense. Durante as primeiras décadas do regime republicano (1889 a 1930), o movimento intelectual na cidade do Natal se intensificou: os grêmios literários multiplicaram-se, as publicações de obras literárias aumentaram, a imprensa periódica acompanhava o ritmo frenético das modificações na capital, os intelectuais da cidade promoviam novos eventos e buscavam novos espaços para suas reuniões.


 


Buscou-se investigar essa dinâmica cultural com uma atenção especial à atuação intelectual na imprensa, já que a história da literatura na cidade encontra-se ligada à história do desenvolvimento da imprensa. Nesse sentido, questionou-se quem eram os homens de letras potiguares, as suas relações com a cidade e o seu funcionamento enquanto grupo, ressaltando as regras, os laços e as disputas existentes no campo literário da cidade do Natal.

(06/12/2022 às 12:10)