Por dentro da EAJ: Setor de Abelhas

O Setor de Abelhas tem como objetivo apresentar a importância das abelhas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população, e disseminar conhecimentos referente às mesmas no que diz respeito à produção de produtos da colmeia, o processamento e a elaboração de derivados.

O setor possui bloco de aulas práticas, com laboratório de elaboração de produtos derivados da colmeia, área externa para aula prática, copa, banheiro e depósito. Além disso, conta com bloco da Unidade de Processamento de Produto das Abelhas, a casa do mel, com sete compartimentos: recepção, sala de extração de mel, sala de envase/pesagem/rotulagem, estocagem/expedição, depósito de embalagem, sala de material de limpeza e anexo com sala de professor, banheiros e laboratório de análise dos produtos das abelhas.

A estrutura da área externa dispõe de varanda para aula prática, dois meliponários, área de produção de mudas, pasto apícola e trilha ecológica, além de três apiários localizados no setor de produção (campo) em área externa, dentro da escola.

O setor promove atividades de ensino, pesquisa e extensão, e dá suporte na realização de aulas para os cursos técnico, de graduação e pós-graduação. No setor também ocorre o desenvolvimento de ações de extensão como realização de cursos, palestras e recebimento de caravanas com crianças, jovens e adultos.
(06/12/2022 às 10:24)