Alunos da EAJ se classificam na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento

Por Matheus Henrique

Ana Júlia Santos, Jonata de Andrade, Vitor Carvalho, João Vitor Vieira e William Maio, do 3° ano, e Thiago Rayzing e Caio Freire, do 2° ano, classificaram-se na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), que acontece no Canadá. A 2ª edição da competição é uma parceria do Instituto Alpha Lumen com a Hope Cup Internacional, organização da maior olimpíada de matemática internacional da China.

A primeira etapa consistiu numa prova dividida em blocos, onde cada um deles representava uma disciplina específica como matemática, história, geografia, artes e cultura nerd. Os blocos traziam questões matemáticas associadas com as demais áreas, onde era preciso resolvê-las para saber as questões de matemática apresentadas. Com a pontuação da primeira fase, os alunos foram classificados para a segunda fase. Nessa etapa, os estudantes precisavam responder questões de matemática de nível avançado.

Após participação nas duas etapas, a equipe Cactos, orientada pelo professor Anderson Viana, foi premiada com medalha de ouro e medalha de diamante, para alunos do ensino médio. Com a premiação, foram selecionados para participar da Hope Cup Canadá, competição de matemática. O resultado foi divulgado no último dia 28 de novembro. A próxima fase será realizada na data provável de setembro e outubro de 2023.

A participação do grupo se deu a partir do interesse de Ana Júlia ao ver informações da competição. "Eu vi algumas informações sobre a olimpíada e pensei 'nossa, seria bem legal se o pessoal quisesse participar', aí fui conversando com alguns alunos para saber se eles tinham interesse em formar uma equipe. Depois de mostrar para os outros componentes, fiquei muito feliz quando eles quiseram participar", explica a aluna.

A estudante ainda fala sobre a próxima fase. "Agora, vamos nos preparar bastante para a realização da prova de matemática no Canadá e esperamos que seja um momento de muito aprendizado e de compartilhamento de conhecimentos variados. Eu acredito que a gente aprende muito mais quando está colaborando com o outro e essa olimpíada mostrou um pouco sobre a importância da atenção, colaboração, criatividade e muitas outras coisas. Com a realização dessa nova etapa, eu acredito que teremos muita dedicação da equipe e expectativa com os futuros aprendizados que alcançaremos. Foi muito gratificante conseguir trabalhar com o pessoal e saber que cada participante conseguiu aprender mais através da troca de conhecimentos", celebra.
(02/12/2022 às 12:15)