UAB/EAJ promove a Feira de Ciência em Geografia Física e a Trilha de Integração dos Saberes

A Feira de Ciência em Geografia Física e a Trilha Integração dos Saberes são atividades desenvolvidas pelo curso de Licenciatura em Geografia no Polo UAB de Macaíba, localizado na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN). A ação ocorre durante todo o dia de hoje (30). Além dos discentes da turma de Geografia, a atividade presencial também recebe alunos da educação básica da rede pública de ensino.

A Feira de Ciência faz parte da Atividade de Extensão promovida pela disciplina de Atividade Integradora de Extensão I, lecionada pela professora Eugenia Maria Dantas. A apresentação é realizada por estudantes da turma de Geografia 2021.1 , através de materiais produzidos e orientados na disciplina de Atividade Integradora I, com conteúdos relacionados a Geografia Física para alunos convidados da rede pública.

A trilha é resultante do projeto de extensão desenvolvido durante a III Semana Universitária da Educação a Distância, com objetivo de apresentar aos estudantes a estrutura física da Escola Agrícola de Jundiaí, a partir da explanação de diferentes áreas do conhecimento. O percurso tem como início a praça das placas, onde os alunos recebem noções de orientação espacial utilizando um mapa elaborado por meio do Google Earth.

Durante a trilha, os alunos observam a biodiversidade presente na EAJ. Na programação, há uma parada no laboratório do Grupo de Estudos em Solo (GESOLO), onde os alunos aprendem sobre o trabalho desenvolvido no processo de compostagem. A trilha é finalizada no Redário, espaço também de convivência, com um debate sobre a importância da consciência ambiental presente na área, bem como destacam as possibilidades educacionais oferecidas pela Escola Agrícola.

Os alunos convidados são da Escola Estadual Professora Maria Queiroz, localizada em Natal, e da Escola Municipal Professora Terezinha da Silva Leite, da cidade de Nísia Floresta. Essa atividade interdisciplinar possui como objetivo para esses estudantes relacionar a teoria com a prática, compreendendo os conteúdos estudados em sala sobre biomas, energia, geomorfologia e educação ambiental e outros. Além disso, é uma forma de dinamizar as aulas de geografia e biologia, proporcionando o contato direto com instrumentos naturais que auxiliam na aprendizagem.

(30/11/2022 às 12:55)