Notícias Notícia escolhida: 52891244 (ID)
EAJ encerra atividades da X Semagrária

EAJ-UFRN

A 10ª Semana de Ciências Agrárias (Semagrária) encerrou as atividades nesta sexta-feira (11). Este ano, a edição promoveu o tema "Extensão Universitária e os Desafios na Difusão de Tecnologia" entre os dias 7 a 11 de novembro, com palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, espetáculos, exposições e visitas guiadas. 


A coordenadora do evento, Karina Ribeiro, agradeceu a participação de todos os colaboradores. “A semagrária é composta por todos vocês, são vocês que fazem o evento. Para formar a Semagrária, nós contamos com a participação de todas as coordenações dos cursos, representantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Toda essa equipe vem atuando para fazer esse momento dar certo e vocês vão nos ajudar a fazer dar certo agora”, complementa. 


O evento reuniu mais de 1.000 inscritos, com participação de toda comunidade acadêmica, produtores e pesquisadores. O objetivo principal da semana foi promover a integração dos alunos de vários cursos e níveis (médio, técnico, graduação e pós-graduação) da EAJ, através das atividades acadêmicas, possibilitando a interação da pesquisa, ensino e extensão com assuntos da ciências agrárias, como também realizar a troca de informações e experiências. 


A semagrária discutiu assuntos diversos como empreendedorismo, agronegócio, reflorestamento, agricultura familiar, políticas de conservação, memória indigena e afro-brasileira, atuação profissional, saúde mental, ações de extensão na universidade, e mais. Além disso, promoveu oficinas sobre tecnologia, informática, piscicultura, gastronomia, atuação profissional e outros. 


A programação também contou com o I Encontro de Extensão da EAJ, a maratona SEBRAE, espetáculo de capoeira, minicursos de cultivo de orquídeas, manejo de bovinos, manejo de serpentes, visitas guiadas para público interno e externo, nos setores da Escola Agrícola, como Laboleite, Caprinocultura, Apicultura, Grupo de Estudos em Solo (GESOLO) e o Grupo de Estudos em Tecnologia de Sementes (GETSem). 


O diretor da EAJ, Max Lacerda, agradeceu a participação dos estudantes na organização do evento. “Quero saudar os nossos alunos e alunas das nossas diversas ofertas de ensino, da formação técnica até a pós-graduação. O trabalho dos estudantes foi crucial para que a gente conseguisse organizar essa Semagrária. Vocês são o objetivo da nossa existência como comunidade de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica", afirma o diretor.

(14/11/2022 às 12:17)