EAJ realiza abertura da 10ª Semagrária e I Encontro de Extensão

Por Matheus Silva

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) realizou a abertura da 10ª Semana de Ciências Agrárias (Semagrária) e do I Encontro de Extensão. O evento reúne toda a comunidade acadêmica, produtores e pesquisadores das áreas de agrárias e tem como objetivo a integração desses públicos. O tema desta edição é "Extensão Universitária e os Desafios na Difusão de Tecnologia", e serão promovidas atividades, palestras, minicursos, mesas-redondas, exposições e visitas guiadas até o dia 11 de novembro.

O primeiro dia da Semagrária realizou a aula magna ministrada pelo Coordenador de Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Celso Locatel, e promoveu as palestras "Processos e tecnologias aplicadas à alimentação animal", "Cattleya granulosa - flor símbolo do RN", "Sistemas Agroflorestais", "Startup: o que é e como começar a sua". Além disso, realizou as oficinas "Nanotecnologia e Nanocelulose: produção e aplicações" e "Elaboração de sorvete e picolé'', e as mesas-redondas "Gestão no Agronegócio" e "Flor do Mandacaru - Mulheres no Campo".

Max Lacerda, diretor da EAJ, agradeceu a presença dos convidados e enfatizou a atuação dos discentes para a realização do evento. "Quero saudar os nossos alunos e alunas das nossas diversas ofertas de ensino, da formação técnica até a pós-graduação. O trabalho dos estudantes foi crucial para que a gente conseguisse organizar essa Semagrária. Vocês são o objetivo da nossa existência como comunidade de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica", fala.

A professora Karina Ribeiro, organizadora do evento, agradeceu a contribuição dos professores e alunos, e incentivou a participação na programação feita ao longo da semana. "Para formar a Semagrária, nós contamos com a participação de todas as coordenações dos cursos. Temos representantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Toda essa equipe vem atuando para fazer esse momento dar certo e vocês vão nos ajudar a fazer dar certo agora. Temos uma programação muito rica com mais de 26 palestras e mesas-redondas, 36 oficinas, dias de campo, dois mini eventos, visitas guiadas e um aulão para os alunos do pré. Contamos com a participação de vocês!", convidou a docente.

A mesa de honra contou com a presença de Edvaldo Vasconcelos (Pró-Reitor Adjunto de Extensão), Max Lacerda e Márcio Dias (Diretor e Diretor Adjunto da EAJ, respectivamente), Karina Ribeiro (Coordenadora do Evento e Coordenadora de Extensão), Marcone Costa (Assessor Acadêmico), Emerson Moura (representando os técnicos administrativos), o estudante Giordano Kairo (representando os alunos de graduação) e a estudante Ana Luiza (representando os alunos dos cursos técnicos).

A programação completa do evento está disponível na página @semagraria no Instagram.
(08/11/2022 às 14:41)