EAJ forma primeira turma de técnicos em gastronomia

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) formou a primeira turma do curso técnico subsequente de Gastronomia. A turma ingressante em 2020.2, marcou história na instituição, não apenas por ter sido a primeira do curso, mas por ter atuado majoritariamente no ensino remoto. Além disso, no evento sucedido na última sexta-feira (8), também ocorreu a solenidade de formatura das turmas dos cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura e Informática.

O curso de Gastronomia, com duração de um ano e meio, foi criado para se alinhar na atuação da EAJ – Unidade Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos elementos relacionados à produção de alimentos, contribuindo e investindo em áreas para o desenvolvimento regional e sustentável do estado, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva e procurando agregar o valor à produção local.

O diretor da EAJ, Max Lacerda, ressalta que apesar do desafio de criar o curso durante a pandemia, a formação da turma foi realizada com total êxito. "A criação do curso de Gastronomia em plena pandemia foi um ato de coragem e ousadia da nossa Escola. Com a primeira turma formada e o curso consolidado, vemos que acertamos ao constatar o reconhecimento tanto de instituições e organizações externas quanto da nossa Universidade", destacou o diretor.

O coordenador do curso, Tarcísio Gonçalves, que acompanhou a turma durante todo o seu percurso, destaca que fazer parte do processo de  formação da primeira turma é um sonho realizado e sensação de dever cumprido. "Acredito que se a turma tiver a mesma garra, força de vontade, entusiasmo e resiliência que eles demonstraram durante o curso, terão muito sucesso profissional e muitas realizações pessoais." complementou.

No evento de solenidade, ao todo foram 152 estudantes formados, sendo esses 47 alunos da modalidade Subsequente e 105 do Integrado, referentes aos cursos técnicos de Agroindústria (Integrado e Subsequente), Agropecuária (Integrado e Subsequente), Aquicultura (Integrado e Subsequente), Informática (Integrado),  Gastronomia (Subsequente).

Segundo o assessor acadêmico adjunto dos cursos técnicos, Welson Lima, é importante que os recém-formados usufruam bem a educação obtida durante o processo de formação.  "Aproveitem o potencial que a Escola Agrícola oferece, utilizando o conhecimento adquirido para se dedicarem profissionalmente, ou para se aprofundarem no conhecimento técnico-científico. Tornando-se melhores profissionais, e acima de tudo seres humanos melhores", finalizou.

(13/04/2022 às 15:02)