EAJ realiza cerimônia de entrega de medalhas das Olimpíadas do Conhecimento

Por Luanna Karen

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), nesta terça-feira (5), promoveu a cerimônia de entrega de medalhas das Olimpíadas do Conhecimento. Ao todo, 15 estudantes foram homenageados, sendo distribuídas na premiação, 13 medalhas e 7 menções honrosas. As competições foram realizadas pelos estudantes do ensino médio durante o ano letivo de 2021.

As Olimpíadas são efetuadas com o objetivo de ampliar, desenvolver e promover o conhecimento dos alunos em diferentes áreas, além de obter dados de conhecimento científico, melhorar a qualidade de ensino e identificar a potencialidade de novos talentos. As competições proporcionam desafios aos discentes, e nos últimos anos estão se tornando cada vez mais exigentes e atrativas.

O professor de química, Anderson Viana, evidencia a importância da participação dos estudantes. "Eles podem autoavaliar seu aprendizado, como também, expandir sua aprendizagem, compreendendo novas formas de abordar o conteúdo por meio da experimentação e pela interdisciplinaridade. Aqueles que obtêm destaque de desempenho podem concorrer a bolsas de Iniciação Científica que geram um primeiro contato com a pesquisa científica da área" explicou o docente.

Além disso, o professor destaca que é gratificante fazer parte do processo de identificação de futuros cientistas. "É com um grande prazer que nós, professores, vemos as conquistas dos alunos. São premiações, como essa, que observamos os desafios que os alunos passam e como é recompensador para eles serem premiados. A cada nova conquista dos estudantes, nos motivamos a procurar novas oportunidades de olimpíadas, além de melhorar a preparação para as próximas edições" concluiu.

O estudante de informática, Jonata de Andrade dos Santos, vencedor de cinco medalhas em diferentes áreas das Olimpíadas do Conhecimento, sendo duas delas de ouro, estimulou o envolvimento dos alunos nas competições durante seu discurso: "Incentivo à participação de vocês, cada um pode ter suas dificuldades, tirar notas baixas, mas vocês devem encontrar e persistir nos seus objetivos e sonhos", afirma o medalhista.

As áreas das Olimpíadas Científicas premiadas foram: a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA); Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG); Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP); Olimpíada de Química do RN (OQRN); Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP); e a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF).

Lista de Premiados

Olimpíada Brasileira de Robótica - MODALIDADE TEÓRICA

• Jonata de Andrade dos Santos (Bronze e Mérito Estadual)

• Miller Matheus Lima Anacleto Rocha (Bronze e Mérito Estadual)