Notícias Notícia escolhida: 49962036 (ID)
EAJ recebe cavalos doados pela ABQM e Ande Brasil para prática de equoterapia

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) recebeu dois novos cavalos para dar continuidade ao projeto de Equoterapia Potiguar, para o tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os animais foram doados ao Instituto Santos Dumont (ISD), por meio do programa federal Pátria Voluntária em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil), o Ministério do Turismo (MTur) e o Parque de Exposições Granja do Torto (PGT).

Os dois novos animais estabelecem agora uma equipe de cinco cavalos para o projeto de parceria entre a EAJ e o ISD. O coordenador do projeto, Mário Cardoso, destaca a importância dessa doação, "Com uma quantidade maior de animais será possível ampliar o número de atendimentos, já que a fila de espera é sempre muito grande, sendo um número maior do que a nossa capacidade de atendimento atual", afirma o professor do curso técnico de Agropecuária.

Ao todo, foram doados 41 animais para o programa Pátria Voluntária, em 21 centros localizados em 11 estados e no Distrito Federal. O objetivo é ampliar a prática de equoterapia, método complementar educacional e terapêutico que consiste na utilização do cavalo permitindo o desenvolvimento de ordem física, psicológica, social e educacional. Além disso, de acordo com a Associação Nacional de Equoterapia, a interação com o animal desenvolve novos meios de comunicação, autoconfiança e autoestima.

O evento de entrega simbólica dos animais ocorreu nesta terça-feira (29), em Brasília, e contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, da presidente do Conselho do Pátria Voluntária e madrinha da Ande-Brasil, Michelle Bolsonaro, do presidente da Embratur, Carlos Brito, do presidente da ABQM, Carlos Eduardo Auricchio, da presidente da Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA), Andrea Pontes, do presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Pauluca Moura, e do vice-presidente da ABQM, Jonatas Dantas.

Equoterapia Potiguar

Realizado desde 2017, a Equoterapia Potiguar é um projeto efetuado por meio da parceria entre Escola Agrícola de Jundiaí com o Instituto Santos Dumont para crianças atendidas em Macaíba pelo Serviço Multidisciplinar de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (SEMEA) do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), unidade do ISD. A terapia complementar é destinada exclusivamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tratamento é realizado com pacientes do SEMEA, dado que anualmente a instituição de saúde identifica quais são as crianças que podem obter um maior desenvolvimento com a equoterapia, de acordo com as suas necessidades. O projeto envolve uma equipe multiprofissional da área de saúde e educação do Anita, como psicólogos, fonoaudiólogos, pediatras, fisioterapeutas e pedagogos que avaliam e planejam as sessões.

A Escola Agrícola, por ser uma unidade acadêmica especializada em Ciências Agrárias, é responsável por oferecer o espaço físico, manutenção, e profissionais da equitação, desse modo certifica o bem estar das crianças e dos animais. Além disso, alunos voluntários, bolsistas e docentes da escola auxiliam no programa. No momento, o projeto conta com 12 crianças a cada semestre, e possui como plano ampliar esse número ainda este ano.

O coordenador, Mário Cardoso, ressalta a relevância da parceria com o Instituto Santos Dumont, e como a equoterapia pode ser determinante no tratamento das crianças. "Ao longo dos últimos anos acumulamos a experiência e a satisfação de comprovar o efeito positivo que a terapia trouxe às crianças e às famílias. Do simples ato de olhar nos olhos, socializar com outras crianças ou simplesmente comer ou amarrar o sapato sozinhos, representam evolução e nós temos participação nesse processo de inclusão" conclui.

(01/04/2022 às 14:20)