Notícias Notícia escolhida: 52792764 (ID)
Por dentro da EAJ: Laboratório e Unidade de Processamento de Laticínios

EAJ-UFRN

O Laboratório e Unidade de Processamento de Laticínios da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) é o local onde realizam atividades práticas de ensino, pesquisa, extensão e produção de alimentos. O laboratório inaugurado em 2009, atende alunos dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação do campus da EAJ, UFRN e outras instituições parceiras, gerando oportunidades para aprimorar o aprendizado teórico e prático dos estudantes. 


A unidade recebe uma média de 100 estudantes por semestre, no espaço é exercido o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, proporcionando uma excelente formação técnica e capacitação profissional e acadêmica. O laboratório é constituído por diversos equipamentos e acessórios de qualidade, necessários para o bom desempenho dos trabalhos.


Atualmente entre os cursos atendidos estão os técnicos de Agroindústria, Agropecuária e Gastronomia, as graduações em Zootecnia, Agronomia, Engenharia de alimentos, Química Industrial e Farmácia. Ademais, os cursos de pós-graduação  (desenvolvimento de pesquisas de mestrado e doutorado) Produção Animal (UFRN), Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPB), Engenharia Agrícola (UFCG).


O laboratório possuía algumas funções antes da inauguração oficial. A coordenadora e técnica em alimentos e laticínios, Idiana Barbosa, explica como era o processo. “No ano de 2006, o setor já funcionava e atendia especificamente ao curso de Agropecuária, que possuía em sua grade curricular disciplinas voltadas para o processamento de produtos de origem animal e vegetal”, relata.


Produções, serviços e materias


A coordenadora da unidade, Idiana Barbosa, explica o que é produzido na unidade. “São desenvolvidos derivados lácteos nas atividades práticas com os discentes, onde os mesmos elaboram produtos lácteos, tendo uma visão dos processos de fabricação tanto do ponto de vista industrial como artesanal seguindo os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de cada produto”, informa a técnica. 


Entre as produções estão o doce de leite em pasta e tablete, queijos (coalho, minas frescal, ricota, boursin e requeijão), iogurtes (tradicionais, líquido, batido e em sundae), bebida láctea fermentada e não fermentada, fermentado de grãos de kefir, sorvete e manteiga. Além disso, o laboratório de laticínios fornece requeijão para o Restaurante Universitário da EAJ.


Além da produção de alimentos, o setor também possui outras funcionalidades. No local os discentes aprendem a detectar a qualidade do leite através das análises físico-químicas e comparar com os parâmetros exigidos pelas legislações vigentes. Assim como, são realizadas pesquisas com testes para o desenvolvimento de novos produtos, derivados lácteos voltados para pessoas com intolerância à lactose, e produtos elaborados com adição de fermentado de kefir, como queijos e sorvetes. 


A qualidade e  a variedade dos equipamentos são essenciais para uma melhor produção. Entre os equipamentos disponíveis estão: o tanque para coagulação de queijo, a prensa manual de queijo, o tanque de fermentação de iogurte e bebida láctea fermentada, tacho com queimador a gás para fabricação de doce de leite, freezers, desnatadeira, sorveteira, máquina seladora a vácuo, câmara fria, entre outros. 

(04/11/2022 às 10:31)