Estudantes da EAJ são premiados no XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica

Dois estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) foram premiados no 6º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. A premiação ocorreu durante o XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT). O congresso é um dos principais eventos inseridos no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, que tem como objetivo atrair discentes para as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidas na universidade.

O eCICT é uma ação aberta, no qual os alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano. Este ano, foi realizada a 33ª edição do Congresso, com tema "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN tem como intuito premiar alunos que se destacaram sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu trabalho e vídeo de divulgação científica apresentados. Os premiados receberão bolsas de iniciação científica, no valor de R$ 600,00 a R$ 800,00 mensais por um ano, de acordo com a classificação.

Entre os estudantes premiados da EAJ, esteve Ana Júlia Lopes e João Macedo. Ana Júlia, estudante do ensino médio do curso técnico de Aquicultura, orientada pelo professor Anderson Viana, com a apresentação sobre “Dados de cultivo de animais aquáticos para o desenvolvimento de estratégias instrucionais baseadas em dados” venceu o 1º lugar na categoria Vídeo Destaque em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. João discente do curso de graduação de Zootecnia, sob a orientação da professora Juliette Gonçalves, com o projeto “Desempenho e características de carcaça de cordeiros mestiços Santa Inês x Dorper, submetidos a diferentes níveis de suplementação proteica” conquistou o 3º em Trabalho Destaque de Ciências da Vida.

A estudante Ana Júlia Lopes, comentou sobre a experiência de participar do Congresso. “Participar foi uma experiência incrível, porque eu consegui ver diversas pesquisas dos professores e de alunos da graduação da UFRN, consegui entrar em contato com outros pesquisadores, trocar conhecimentos e entender um pouco sobre a quantidade de estudos transformadores que são produzidos dentro da nossa universidade. Então, eu fiquei muito feliz em participar e, os momentos no Congresso, marcaram a minha trajetória acadêmica”, comentou.

João Macedo, destacou como se sentiu após vencer o prêmio. “Quando fui indicado a trabalho destaque eu nunca pensei que existiria a possibilidade de ganhar. Não fui à premiação por estar em avaliação, quando anunciaram que fui um dos vencedores veio um mix de sentimentos, felicidade e alívio, por ter valido a pena todo esforço no final. Esse prêmio significa algo que não consigo descrever, pois como almejo seguir a área de pesquisa e quem sabe um dia ser docente, ele irá me proporcionar uma entrada mais fácil em programa de pós graduação, como também me motivará a cada dia saber que realmente eu estou no caminho certo”, afirmou o aluno.

Sobre os projetos

O projeto de  “Dados de cultivo de animais aquáticos para o desenvolvimento de estratégias instrucionais baseadas em dados”, possui como objetivo mostrar a importância dos dados para o cotidiano de um técnico em aquicultura. O projeto busca desenvolver um material instrucional baseado no processo de interação e alfabetização com os dados. No momento, estão sendo desenvolvidos softwares e um material instrucional para levar os conceitos de interpretação dos dados para técnicos em aquicultura, dado que com base nesse conhecimento, um produtor será auxiliado a ter mais rentabilidade nas produções a partir da análise de dados do cultivo.

O trabalho apresentado por João Macedo, “Desempenho e características de carcaça de cordeiros mestiços Santa Inês x Dorper, submetidos a diferentes níveis de suplementação proteica” é resultado do RuminAção, grupo de estudantes e professores da EAJ. O projeto foi desenvolvido no Setor de Ensino, Pesquisa e Extensão em Pequenos Ruminantes (SEPER), foram utilizados 18 cordeiros, divididos em grupos de 6, que receberam três tratamentos diferentes, com 15%, 20% e 25% de proteína bruta. Durante todo experimento os animais foram manejados em pastagem de brachiaria decumbens em piquetes do próprio setor. Após 89 dias de experimento, os animais foram abatidos, e foram verificadas as características de carcaça como: peso ao abate, perda de peso por resfriamento e rendimento de carcaça.

(26/10/2022 às 11:24)