Notícias Notícia escolhida: 52308881 (ID)
Estudantes e professores da EAJ participam do Dia Mundial da Limpeza em Parnamirim

EAJ-UFRN

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) participou de ações voluntárias para conscientização ambiental e coleta de resíduos sólidos na praia de Pirangi, no município de Parnamirim. A atividade de conscientização, realizada nesse domingo, 18, visou promover o Dia Mundial da Limpeza. No evento estiveram presentes os alunos das turmas de graduação em Engenharia Agronômica e Zootecnia, acompanhados pelas docentes Karen Mattos e Shirlle Nunes.


 


Os estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia realizaram um procedimento de pesquisa, aplicando mais de 100 questionários para os banhistas e prestadores de serviço local. O objetivo foi coletar informações sobre a percepção do visitante da praia quanto à qualidade do local, acessibilidade e segurança percebida na praia, assim como as características da infraestrutura turística local.


 


A professora de Gestão de Recursos Naturais, Karen Mattos, relata que os dados coletados serão tabulados e entregues para os órgãos públicos responsáveis, com informações para construir uma melhoria no ambiente. “A principal importância do questionário aplicado é conseguir fazer um levantamento direto com a população que utiliza as praias, e ver o que está precisando melhorar, dessa forma, juntamente com os órgãos públicos será possível melhorar ainda mais a qualidade das praias”, afirmou. 


 


No questionário foram abordados temas relacionados à qualidade da praia, desde as observâncias estruturais, acessibilidade, segurança, entretenimento, educação ambiental, serviços prestados e, principalmente, a temática ambiental. Além das questões propostas, os participantes utilizaram o espaço para sugerir melhorias como: limpeza, estruturação com coletores de lixo e trabalhos correlacionados. 


 


Segundo a professora Shirlle Nunes, a participação da EAJ também foi importante para promover aos discentes a interação entre o conhecimento teórico e o prático. “São alunos que estão estudando as disciplinas de Gestão Ambiental e Química Orgânica, então eles podem fazer associações tanto de conhecimento químicos das estruturas, e associar com a gestão ambiental, que tipos de efeitos esses dejetos podem trazer. Então foi interessante, para fazer essa prática comunitária e construir essa relação com as disciplinas que o curso oferece.”, concluiu. 


 


O evento foi promovido pela Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), com parceria de instituições públicas e de iniciativa privada. O Dia Mundial da Limpeza é uma data comemorada desde 2008, quando a população da Estônia decidiu limpar coletivamente o país. A iniciativa foi adotada e, desde então, a data traz vários tipos de ações focadas no meio ambiente, além de reflexões em relação à conscientização ambiental. 

(19/09/2022 às 13:40)