Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está em alta no mercado de trabalho

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) é um curso de graduação tecnológica com uma duração de três anos. O curso da EAJ busca mostrar para os alunos desde o primeiro semestre tecnologias na área de desenvolvimento de software que são utilizadas no mercado de trabalho, utilizando de projetos para praticar os conteúdos vistos nas disciplinas.

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio da análise e desenvolvimento de sistemas. Dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações.

A estrutura curricular envolve disciplinas desde algoritmos e programação até desenvolvimento web e desenvolvimento de aplicativos móveis. O TADS possui uma série de disciplinas na área de engenharia de software, sistemas digitais, processamento digital de imagens, ciência de dados e inteligência computacional.

A coordenadora Carla da Costa Fernandes fala um pouco mais sobre o curso e o mercado de trabalho na área. "O objetivo é formar profissionais que sejam capazes de projetar, gerenciar, desenvolver e testar sistemas computacionais. A área de desenvolvimento de software é uma área que está em alta no mercado de trabalho, com diversas oportunidades no Brasil e no mundo, com opções de trabalho presencial, híbrido ou totalmente remoto. Estimulamos muito a prática do estágio não-obrigatório, que pode ser uma primeira experiência de trabalho para alguns alunos. E mantemos sempre um canal aberto com empresas de desenvolvimento do RN, divulgando oportunidades de estágio e de trabalho para nossos alunos e egressos", explica.

O curso também busca fazer a integração com as Ciências Agrárias através de projetos, de enfoque nas disciplinas e de algumas disciplinas específicas desta área. Ao promover a integração entre as Ciências Agrárias e a Tecnologia da Informação (TI) com suas diversas subáreas, é possível obter benefícios e ampliação do espectro de formação profissional em nível superior, visto que permitirá ao egresso propor soluções tecnológicas em software e/ou hardware para a cadeia do agronegócio e da agricultura familiar, contribuindo com o desenvolvimento regional e nacional.
(14/09/2022 às 09:34)