Notícias Notícia escolhida: 52070935 (ID)
Profissionais formados em Engenharia Florestal tem amplo campo de atuação

O curso de Engenharia Florestal forma profissionais com consciência ambiental para promover o manejo sustentável de florestas, tendo em mente a preservação e a exploração consciente. O curso tem duração de cinco anos e é realizado nos turnos matutino e vespertino. A formação ocorre em modalidade presencial, na Escola Agrícola de Jundiaí em Macaíba/RN, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN.

A graduação possui como objetivo a formação de profissionais capazes de definir e recomendar intervenções nos ecossistemas florestais, de modo a garantir o equilíbrio e a sustentabilidade, com foco nos benefícios que os recursos florestais podem proporcionar à sociedade. Esta capacitação também está direcionada para a reparação dos danos ambientais causados pelo desmatamento e desertificação.

O curso de Engenharia Florestal na EAJ foi criado em 2009, sendo o primeiro do estado do Rio Grande do Norte, e forma profissionais competentes para atender as demandas de órgãos públicos, de empresas privadas e da sociedade em geral. A coordenadora do curso, Tatiane Azevedo, destaca a relevância do curso. "A Engenharia Florestal é uma importante profissão para o desenvolvimento sustentável do país, considerando a dimensão dos recursos florestais do Brasil e a necessidade de proteção e uso racional desses recursos.”, afirmou.

Na EAJ, o curso possui uma carga horária mínima de 3.840 horas, sendo essas divididas em disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares, estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Entre as disciplinas ofertadas estão: Biologia Celular e Molecular, Química Geral, Estatística Florestal, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Semestes Florestais, Proteção Florestal, entre outros.

A graduação de Engenharia Florestal também dispõe de infraestrutura para aulas teóricas e práticas, incluindo diversos laboratórios e áreas de experimentação florestal. Além disso, são oferecidas oportunidades de estágio e de participação em projetos de monitoria, pesquisa e extensão, inclusive com bolsas disponibilizadas pela UFRN.

Mercado de trabalho

Para exercer a profissão, além do diploma, é preciso ter a habilitação concedida pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Na formação profissional do Engenheiro Florestal existem três segmentos básicos: Silvicultura, área responsável pela elaboração e análise de projetos ambientais; Ecologia Aplicada, desenvolvimento de pesquisas de campo nos diferentes ecossistemas brasileiros; e Tecnologia de Produtos Florestais, segmento que gerencia as unidades industriais madeireiras.

Após a conclusão do curso, o engenheiro pode desenvolver projetos de recuperação de áreas degradadas, planos de exploração de florestas e conservação de parques e reservas naturais. O mercado de trabalho é amplo, o profissional de Engenharia Florestal pode ser encontrado trabalhando em órgãos ambientais e em empresas privadas e públicas, realizando vistorias, encarregando-se de laudos técnicos, estudos e relatórios de impacto ambiental.

Formas de ingresso

O SiSU é a forma principal de ingresso nos cursos de graduação da UFRN. Existem duas edições do SiSU a cada ano. Desde 2015, as vagas para ingresso na UFRN tanto no primeiro quanto no segundo período letivo são todas oferecidas na edição do início do ano do SiSU (geralmente em janeiro). Enquanto, a edição do meio do ano do SiSU (geralmente em junho) não é mais utilizada pela UFRN para ofertar vagas regulares.

Para participar do SiSU é necessário ter realizado o Enem do ano anterior e não ter zerado a redação, além disso quem fez a prova como treineiro também não pode concorrer. As inscrições são gratuitas no site do SiSu, utilizando o CPF e mesma senha de inscrição do Enem.

(31/08/2022 às 11:41)