EAJ comemora o dia do engenheiro florestal com rodada de palestras

Celebração contou com quatro palestras de engenheiros florestais renomados Foto Rosana Pimentel

Nesta terça-feira (12), a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) celebrou o dia do profissional de Engenharia Florestal com um ciclo de palestras com engenheiros florestais renomados no setor florestal do Rio Grande do Norte. A abertura foi composta por palavras do diretor da EAJ, Max Lacerda e da coordenadora do curso de Engenharia Florestal, Tatiane Azevedo, agradecendo todos os envolvidos no planejamento do evento.

A primeira palestra se iniciou às 08h30 pelo engenheiro Tasso Torres, sobre “Atuação do Engenheiro Florestal na Reposição Florestal” comentando sobre a restauração, reposição e recuperação de áreas degradadas. Logo depois, ocorreu a apresentação com o Alencar Garlet, “Missão e Competências do Serviço Florestal Brasileiro”, comentando que o objetivo do SFB (Serviço Florestal Brasileiro) é promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal.

A programação continuou com a palestra de Adailton Carvalho, “Experiências e Oportunidades Profissionais para os Engenheiros Florestais", relatando conhecimento pessoal e oferecendo orientação aos estudantes. Por último, houve a apresentação do engenheiro florestal alemão, Michael Grieshaber, sobre “Desafios de um Empreendimento Florestal no Rio Grande do Norte”.

A coordenadora do curso, Tatiane Azevedo, destaca a influência do curso. “Hoje é um dia bastante representativo para nós da profissão, uma profissão tão importante, que traz tanto a parte de silvicultura, como manejo e reposição florestal, que são vertentes importantes pro setor e para economia do país. Tendo em consideração os recursos naturais, sustentabilidade, e pensando em trazer todos os benefícios para sociedade”, afirma.

O profissional de Engenharia Florestal possui conhecimento sobre ecossistema e sustentabilidade propondo melhorias para harmonização entre o meio ambiente e a sociedade com manejo florestal, gestão ambiental e silvicultura. Diante disso, durante o evento, todos os convidados palestrantes receberam um Certificado de Reconhecimento como “Engenheiro Florestal com atuação de destaque no Rio Grande do Norte, uma homenagem realizada pelo curso de Engenharia Florestal”.

(12/07/2022 às 15:20)