Notícias Notícia escolhida: 50919281 (ID)
Gastronomia na EAJ forma profissionais para atuação em instituições públicas e privadas

Gastronomia na EAJ forma profissionais para atuação em instituições públicas e privadas


Nos últimos, anos nota-se um aumento na demanda de profissionais qualificados que atendam às exigências do setor de serviço.


 


O curso técnico de Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), é o mais recente da unidade e foi criado com a proposta de alinhar os vários aspectos relacionados à produção de alimentos, mantendo a tradição de investimento em áreas estratégicas para fortalecer toda a cadeia produtiva, procurando alternativas para agregar valor à produção local e fomentar o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.


 


O curso com duração de um ano e meio, conta com aulas presenciais que serão iniciadas no 2º semestre letivo de 2022, em 25 de agosto. Os objetivos do curso é formar e qualificar profissionais cidadãos para atuarem em estabelecimentos de serviço de alimentação com responsabilidade social, competência e ética, ocasionando benefícios à sociedade em aspectos ambientais, turísticos, históricos, culturais e de saúde, além de atender as exigências e necessidades do mercado de alimentação fora do lar. 


 


Durante o curso são ofertadas as disciplinas de História, Cultura e Alimentação, Habilidades Básicas de Cozinha, Empreendedorismo, Noções de Nutrição, Higiene e Boas Práticas de Manipulação, Habilidades Básicas de Confeitaria e Panificação, Serviços de Alimentos e Bebidas, além de outras que tratam sobre noções básicas de informática e segurança e ética no trabalho. 


 


Em relação a isso, o coordenador do curso, Tarcísio Gonçalves, relata: “os estudantes têm a oportunidade de estudar conteúdos sobre a gastronomia e sua interação com a cultura, meio ambiente, sociedade, turismo e tradição. As atividades de ensino, pesquisa, extensão, fomento ao empreendedorismo e inovação trabalham articuladamente para contribuir com a formação de um profissional cidadão”, ressaltou. 


O curso técnico também promove uma interação dos estudantes com toda a instituição a fim de impulsionar o contato dos alunos com os recursos disponíveis e para uma maior visualização dos conteúdos discutidos em sala de aula. Um exemplo é a parceria com o Restaurante Universitário (RU) da EAJ, onde são oferecidas atividades práticas, estágio obrigatório e bolsas de apoio técnico para os discentes.


 


O setor de gastronomia possui um grande interesse da população em todo país, principalmente no estado, nos últimos, anos nota-se um aumento na demanda de profissionais qualificados que atendam às exigências do setor de serviço. O profissional técnico é capacitado para atuar em instituições públicas e privadas como: restaurantes, bares, padarias, churrascarias, clubes, confeitarias, pizzarias, lanchonetes, meios de hospedagem, empórios, hospitais, refeitórios, buffets, entre outros espaços.


 


Segundo a professora e gastrônoma  Amanda Vogas, que ministra as disciplinas de Cozinha Internacional, Serviços de Alimentos e Bebidas, entre outras, o técnico em gastronomia possui grande relevância: “o curso auxilia em elementos relacionados à produção de alimentos, contribuindo e investindo em áreas para o desenvolvimento sustentável da nossa região, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva e procurando agregar o valor à produção local”, afirmou. 


 


PROCESSO SELETIVO


As inscrições são gratuitas e serão realizadas no período de 30 de maio a 26 de junho de 2022, através do formulário disponível no site da Comperve (comperve.ufrn.br). O candidato deverá enviar o histórico do ensino médio com certificado de conclusão ou equivalente, apresentando as notas das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática. 


 


A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa/Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas durante o ensino médio, ou por meio de análise de Língua Portuguesa e Matemática, compostas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalente.


 


No total serão 130 vagas, sendo 30 para o curso de Gastronomia. Além disso, também está sendo ofertado vagas para os os cursos técnicos na modalidade subsequente em Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura. O público-alvo são pessoas que já finalizaram o ensino médio e possuem certificado e histórico de conclusão.


 


A EAJ possui vagas reservadas pelas Leis de Cotas, e ofereces processos seletivos específicos e independentes para os Serviços de Assistência Estudantil (Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Alimentação), de acordo com editais exclusivos a serem divulgados, posteriormente, na página oficial da EAJ. 


 


Para mais informações acesse o Edital, disponível no endereço: comperve.ufrn.br/conteudo/cursostecnicos/escolaagricola/202202_subsequente/informacoes.php

(22/06/2022 às 09:57)