Notícias Notícia escolhida: 50895809 (ID)
Técnico em Aquicultura da EAJ está inserido na região que mais produz camarão do Brasil

Técnico em Aquicultura da EAJ está inserido na região que mais produz camarão do Brasil


Mercado da aquicultura em ascensão propicia o desenvolvimento de diversos empreendimentos e postos de trabalho, como unidades de beneficiamento do pescado, laboratório de produção de pós-larvas, carcinicultura, fábricas de rações e produção de peixe.


 


O curso técnico em Aquicultura é baseado em desenvolver técnicas de cultivo de animais aquáticos, com foco na produção, manejo, beneficiamento e processamento desses animais. No decorrer da formação, o aluno obtém o conhecimento de cultivo de algumas espécies de animais aquáticos, como peixes, crustáceos, moluscos, rãs, tartarugas, entre outras espécies.


 


O profissional de Aquicultura é responsável por realizar projetos de implantação de sistemas de cultivos continentais e marinhos, elaborar projetos aquícolas, conhecer os aspectos biológicos e fisiológicos das principais espécies de cultivo, aplicar os princípios de nutrição e de manejo alimentar das espécies cultivadas, analisar a viabilidade econômica de propostas e projetos, além de outros segmentos propostos na área.


 


A modalidade subsequente do técnico em Aquicultura possui uma duração de 2 anos, com uma carga horária de 1215 horas, durante esse período são ofertadas as disciplinas com atividades teóricas e práticas, tais como: Piscicultura Ornamental, Piscicultura Marinha, Carcinicultura, Malococultura, Nutrição de Organismos Aquáticos e Processamento de Pescado.


 


O coordenador do curso de Aquicultura na EAJ, David Borges, explicou como são produzidas algumas atividades do setor. “Temos aulas teóricas e práticas que muitas vezes são desenvolvidas dentro da nossa estação, como o laboratório de carcinicultura, no qual o aluno aprende a manusear camarões, para trabalhar com reprodução de peixes, temos a estação de piscicultura com inúmeras espécies, e outros”, comentou. 


 


Também são realizadas atividades externas com produtores parceiros da região para complementar o ensino, como visitas ao laboratório de pós-larva de camarão, aulas práticas na água salgada e plantio de algas. Além disso, os estudantes possuem  acesso a programas de extensão e pesquisa científica, com o foco na produção local, regional e nacional.


 


O mercado de trabalho se encontra em crescimento constante, dado que, o Brasil oferece um grande potencial para o cultivo de animais aquáticos. Alguns dos campos de atuação do profissional da área são instituições de pesquisa, extensão e assistência técnica, laboratórios de produção, empreendimento próprio, fazendas aquícolas, consultoria técnica e cooperativas e associações.


 


Conforme David Borges, estão disponíveis diversas áreas no mercado de trabalho. “Nós já temos um grande nicho que pode ser explorado. Atualmente, o estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de camarão do Brasil, essa cadeira produtiva propicia vários setores, como laboratórios de produção de pós-larvas, fábricas de rações. Além da carcinicultura, temos unidades de beneficiamento do pescado, produção de peixe, a área da piscicultura ornamental, e a opção de começar o seu próprio negócio, já realizada por muitos dos nossos alunos”, pontua o coordenador. 


 


PROCESSO SELETIVO


As inscrições são gratuitas e serão realizadas até 26 de junho de 2022, através do formulário disponível no site da Comperve (comperve.ufrn.br). O candidato deverá enviar o histórico do ensino médio com certificado de conclusão ou equivalente, apresentando as notas das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática. 


 


A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa/Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas durante o ensino médio, ou por meio de análise de Língua Portuguesa e Matemática, compostas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalente.


 


No total serão 130 vagas, sendo 35 para o curso de Aquicultura. Além disso, também está sendo ofertado vagas para os os cursos técnicos na modalidade subsequente em Agroindústria, Agropecuária e Gastronomia. O público-alvo são pessoas que já finalizaram o ensino médio e possuem certificado e histórico de conclusão.


 


A EAJ possui vagas reservadas pelas Leis de Cotas, e ofereces processos seletivos específicos e independentes para os Serviços de Assistência Estudantil (Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Alimentação), de acordo com editais exclusivos a serem divulgados, posteriormente, na página oficial da EAJ. 


 


Para mais informações acesse o Edital (http://www.comperve.ufrn.br/).

(20/06/2022 às 13:41)