Notícias Notícia escolhida: 50867814 (ID)
Mercado de trabalho possui demanda alta para profissionais formados em Agropecuária

Devido a grande produção agrária no Brasil, o profissional pode atuar em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, estabelecimentos agroindustriais,  cooperativas e associações rurais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques e reservas naturais, institutos de pesquisas e diversas outras áreas. 


 


O curso técnico em Agropecuária da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) promove conhecimento voltado à produção vegetal e animal, proporcionando ao profissional os estudos necessários para o desenvolvimento em projetos agropecuários. Durante o período de formação, o aluno é preparado para administrar recursos naturais de forma sustentável, além de ter acesso a programas de extensão e pesquisa científica, com o foco na produção local, regional e nacional.


 


Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2016), o profissional de Agropecuária maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Como também, planeja e executa com técnicas projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água, desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal, realiza trabalhos da área agroindustrial, desenvolve atividades de gestão rural entre várias outras atividades. 


 


De acordo com Elisanie Teixeira, coordenadora do curso técnico de Agropecuária na unidade, a formação possui uma grande influência no Brasil. “No modo geral, o curso é importante porque vai preparar o estudante para o mercado de trabalho que é responsável por ter uma grande participação no nosso PIB (Produto Interno Bruto), mas ele também tem a importância de preparar os profissionais para serem empreendedores e aplicarem as técnicas desenvolvidas”, destacou.


 


“Esse profissional vai retornar à sua cidade, comunidade, podendo ser essa uma terra que ele tem dos pais ou parentes, tendo os conhecimentos necessários para aplicar todo manejo com a responsabilidade agroecológica, realizando uma produção sustentável em uma busca de produzir alimentos com a melhor qualidade possível, dessa forma, obtemos um uso mais racional dos recursos naturais.” acrescentou, a coordenadora.


 


A modalidade subsequente do técnico em Agropecuária possui uma duração de 2 anos, durante esse período são ofertadas as disciplinas com atividades teóricas e práticas de: Agricultura orgânica, apicultura, bovinocultura, fruticultura, manejo de solo, economia e administração rural, planejamento agropecuário, irrigação e drenagem, introdução a zootecnia, cooperativismo, além de várias outras para a especialização. 


 


O mercado de trabalho possui uma alta demanda devido a grande produção agrária, sendo assim o profissional pode atuar em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, estabelecimentos agroindustriais,  cooperativas e associações rurais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques e reservas naturais, institutos de pesquisas entre outras áreas. 


 


A coordenadora, Elisiane, salienta sobre as oportunidades com a formação técnica do curso. “O subsequente vai promover algumas vantagens, para se preparar melhor para o mercado de trabalho. Hoje, nós somos procurados por empresas em busca de nossos técnicos formados, como já temos boas experiências com ex-alunos que estão no empreendedorismo, cooperativismo, e que estão mudando a realidade econômica da vida deles.”


 


“Ademais, o curso na nossa unidade unidade possui profissionais extremamente qualificados,  setores com diversas possibilidades para o aluno vivenciar o manejo, além de visitas técnicas, feiras, eventos com palestras, mini-cursos ou seja contém uma gama de recursos para aprimorar e melhorar cada vez mais o conhecimento nas áreas de agrárias”, concluiu a professora. 


 


PROCESSO SELETIVO


As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e serão realizadas até 26 de junho de 2022, através do formulário disponível no site da Comperve (comperve.ufrn.br). O candidato deverá enviar o histórico do ensino médio com certificado de conclusão ou equivalente, apresentando as notas das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática. 


 


A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa/Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas durante o ensino médio, ou por meio de análise de Língua Portuguesa e Matemática, compostas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalente.


 


No total serão 130 vagas, sendo 35 para o curso de Agropecuária. Além disso, também estão sendo ofertadas vagas para os os cursos técnicos na modalidade subsequente em Agroindústria, Aquicultura e Gastronomia. O público-alvo são pessoas que já finalizaram o ensino médio e possuem certificado e histórico de conclusão.


 


A EAJ possui vagas reservadas pelas Leis de Cotas, e ofereces processos seletivos específicos e independentes para os Serviços de Assistência Estudantil (Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Alimentação), de acordo com editais exclusivos a serem divulgados, posteriormente, na página oficial da EAJ. 


 


Para mais informações acesse o Edital, disponível no endereço: comperve.ufrn.br/conteudo/cursostecnicos/escolaagricola/202202_subsequente/informacoes.php

(15/06/2022 às 11:29)