Técnico em Agroindústria forma profissionais para atuarem com produção local, regional e nacional.

O curso técnico em Agroindústria, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), aplica tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de desenvolver atividades de produção, extensão e pesquisa científica, atuando de maneira ética e cidadã, com o foco na produção local, regional e nacional.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2016), o técnico em Agroindústria realiza a implantação, execução e avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Além de análises laboratoriais de alimentos e o desenvolvimento de técnicas mercadológicas de produtos e insumos.

A coordenadora do curso de Agroindústria da EAJ, Ana Paula Costa Câmara, explica como é a capacitação. "O Técnico em Agroindústria é um profissional responsável por atuar com competência para planejar, organizar e monitorar o processo de aquisição, análise, preparo e conservação da matéria-prima e o processamento de produtos de origem animal e de origem vegetal, de acordo com a legislação vigente, controlando seu impacto ambiental.", afirmou.

A modalidade subsequente do curso possui uma duração de 2 anos, durante esse período são ofertadas as disciplinas teóricas e práticas de: Análise Física-química e Microbiologia de Alimentos, Princípios da Tecnologia de Alimentos, Processamento de Carne e Pescado, Embalagem e Análise Sensorial de Alimentos, Tecnologia de Cereais, Tópicos Especiais em Agroindústria, além de várias outras sobre ética, higiene, gestão segurança de alimentos.

O intuito do estudo no curso é o alimento, sendo estudado as suas características, com foco nas qualidades e problemas do produto, além disso, é visto como conservar e manter o alimento em condições adequadas de qualidade, com o propósito de proporcionar ao consumidor um alimento seguro. Como também, é gerado conhecimentos sobre agricultura familiar, sustentabilidade e meio ambiente, dessa maneira, o profissional contribui com conhecimento para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do país.

A Agroindústria é um importante setor econômico no Brasil, o segmento possui um crescente impulsionado pela agropecuária do país, sendo necessário profissionais qualificados para cumprir a alta demanda. No mercado de trabalho, o profissional pode atuar nas áreas laboratoriais de controle e qualidade, indústrias de alimentos e bebidas, institutos de pesquisas, consultor técnico entre outros setores.

PROCESSO SELETIVO

As inscrições para os cursos técnicos na modalidade subsequente são gratuitas e serão realizadas até 26 de junho de 2022, através do formulário disponível no site da Comperve (comperve.ufrn.br). O candidato deverá enviar o histórico do ensino médio com certificado de conclusão ou equivalente, apresentando as notas das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática.

A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa/Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas durante o ensino médio, ou por meio de análise de Língua Portuguesa e Matemática, compostas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalente.

No total serão 130 vagas, sendo 30 para o curso de Agroindústria. Além disso, também está sendo ofertado vagas para os os cursos técnicos na modalidade subsequente em Agropecuária, Aquicultura e Gastronomia. O público-alvo são pessoas que já finalizaram o ensino médio e possuem certificado e histórico de conclusão.

A EAJ possui vagas reservadas pelas Leis de Cotas, e ofereces processos seletivos específicos e independentes para os Serviços de Assistência Estudantil (Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Alimentação), de acordo com editais exclusivos a serem divulgados, posteriormente, na página oficial da EAJ.

Para mais informações acesse o Edital (http://www.comperve.ufrn.br/).

(14/06/2022 às 13:03)