Notícias Notícia escolhida: 50541890 (ID)
EAJ abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

EAJ abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis


Mercado de trabalho na área está em crescimento no Brasil





A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos), do programa Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Programa EnergIF.


 


O curso é presencial, gratuito, possui um total de 200 horas e as primeiras turmas iniciarão as aulas no dia 30 de maio. Nesta oferta, a formação será realizada em cinco municípios do Rio Grande do Norte: Natal, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó e Mossoró. O curso visa formar profissionais que analisam, quantificam e realizam instalação, reparação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial através de painéis solares fotovoltaicos e/ou pequenos aerogeradores.


 


A duração média é de 3 meses e, a depender do polo e turma escolhidos, as aulas iniciam ainda no mês de maio. Cada turma tem capacidade para atender até 30 estudantes e há polos com mais de uma turma. Além disso, o programa ofertará para os alunos selecionados um auxílio de ajuda ao custo de transporte e alimentação, que será pago ao longo da formação. Para se inscrever, basta ter 18 anos ou mais, ter cursado o 5º ano do ensino fundamental e não ter matrículas ativas em outros cursos financiados pelo Programa Bolsa Formação.


 


Perfil profissional e Mercado de Trabalho


 


O profissional da área é responsável por instalar e manter os sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, como forma de garantir qualidade e segurança na instalação, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando as normas de meio ambiente. Atualmente, residências, pequenos comércios e indústrias instalam usinas de produção de energia solar, e o mercado de instalação e manutenção desses sistemas obteve crescimento nos últimos anos.


 


O ano de 2012  marcou o início do mercado de energia solar distribuída no Brasil, apesar de já existirem consumidores deste tipo de tecnologia, a regulamentação só foi realizada através da Resolução Normativa 482 de 2012. Em 2021, foram gerados mais de 3,5 GW de potência instalada em residências, fachadas e pequenos terrenos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O número fez o Brasil entrar para o grupo de 15 países líderes em capacidade instalada de energia solar no mundo. 


 


O telhado de uma casa ou comércio pode se transformar numa usina fotovoltaica para produzir energia elétrica suficiente para atender toda a necessidade de consumo de eletricidade. Assim, a instalação da placa de energia solar, equipamento utilizado para captar a energia solar e iniciar o processo de transformação em energia elétrica, está cada vez mais acessível, aumentando o número na geração de empregos na área. 


 


De acordo com os cálculos feitos pelo Canal Solar, com base em levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil criou 153 mil empregos no setor de energia solar em 2021, o que correspondeu a uma média de 419 contratações por dia. O número é um aumento de 77,9% em relação aos empregos acumulados pelo setor em 2020. Desde sua regulamentação, a fonte solar foi responsável por gerar mais de 390 mil admissões em todo Brasil. 


 


As inscrições permanecerão abertas até o dia 27 de maio e são realizadas no endereço https://novoscaminhos.ufrn.br/pages/inscricao

(16/05/2022 às 11:38)