Notícias Notícia escolhida: 50403146 (ID)
EAJ realizou a Semana Internacional de Compostagem

EAJ-UFRN

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), através do Grupo de Estudos em Solo (GESOLO), desenvolveu a Semana Internacional da Compostagem nos dias 2 e 4 de maio. O evento teve como objetivo promover a educação ambiental e sustentável, com foco na conscientização sobre o processo de compostagem. 


 


Na abertura da programação, ocorreu uma apresentação a respeito do trabalho de compostagem que tem sido desempenhado pelo GESOLO, em seguida, uma mesa redonda debatendo e tirando dúvidas sobre a gestão de resíduos orgânicos, além de uma visita ao Setor de Compostagem, para mostrar de perto todos os processos que são realizados pelo grupo.


 


No segundo dia ocorreu a apresentação do minicurso de gestão de resíduos orgânicos, o último ato da programação, de início foi feito uma introdução teórica sobre o processo de compostagem e hortas orgânicas, posteriormente foi ministrado atividades práticas no Setor de Compostagem. Durante os dias do cronograma, a Escola Agrícola recebeu visitas de professores, estudantes e funcionários de escolas estaduais e municipais.


 


O Setor de Compostagem de resíduos orgânicos da EAJ produz mensalmente 1.000 Kg de composto orgânico, com isso fornece composto para outros setores da Instituição e distribui composta para implantação de diversos outros experimentos em campo. Dessa forma, o Setor contribui de forma significativa para melhoria e qualidade de ensino nos diferentes níveis de formação (médio, superior e pós-graduação) da Escola. 


 


A compostagem trata-se de um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em substâncias húmicas. O processo contribui para diminuição do aquecimento global, dado que esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários, desse modo, não é gerado o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. 


 


A compostagem trata-se de um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em substâncias húmicas. A lei 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (em vigor desde 03/08/2014) considera a compostagem como uma forma de destinação final e ambientalmente adequada para os resíduos sólidos orgânicos. 


 


O evento contou com a participação e colaboração de Max Lacerda; o diretor da EAJ, Dr. Gualter Guenther e Dra. Ermelinda Oliveira; coordenadores do GESOLO, Billy Jean Mangabeira; Secretário do Meio Ambiente e Urbanismo de Macaíba, Rafaela Coelho Matos; representante do Natal Shopping e Manu Ventura; professora e Idealizadora do Coletivo Escola Verde.

(04/05/2022 às 12:18)