Estudantes da EAJ ganham medalha nacional na Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos conquistam bronze na Modalidade Teórica da competição

Por Matheus Henrique

Estudantes do Curso Técnico em Informática da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) conquistaram medalha nacional na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os alunos Gabriel Sebastião do Nascimento Neto (2ª ano) e Rilary Mirela Silva Araújo (3º ano) levaram a medalha de bronze na Modalidade Teórica da competição.

A modalidade teórica é dividida em duas etapas: a primeira fase (classificatória) foi realizada no dia 11 de dezembro de 2020 de maneira presencial na EAJ-UFRN, seguindo os critérios do Protocolo de Biossegurança da UFRN devido a pandemia da COVID-19. Já a prova da segunda fase foi realizada no dia 22 de janeiro deste ano, de maneira remota.

O aluno Gabriel Sebastião, que já participou da edição anterior da OBR, relembra a trajetória na competição e fala da conquista nesta nova edição. “É um incentivo para estudar mais a fundo os conteúdos que caem na prova. Hoje ela é importante para mim, por mostrar como eu venho me superando. No ano de 2019, eu tinha conseguido uma nota boa na primeira fase, porém, na segunda fase, o meu resultado foi bem ruim. Ela representa minha superação. Essa é minha primeira medalha das olimpíadas, é muito especial para mim. Depois de tantas quedas no caminho, tanto na OBR quanto em outras olimpíadas, ter conseguido ela é bastante gratificante”, comemora.

Rilary Mirela, estudante do 3º ano, também fala acerca da competição e da grande conquista. “A importância da OBR, para mim, está relacionada ao incentivo dela que desperta o interesse dos estudantes para área tecnológica de uma maneira que sai do tradicional e acaba sendo divertido. Com certeza foi uma experiência marcante, devido a pandemia que acarretou em uma edição diferenciada. Ainda assim, foi algo que me proporcionou novas oportunidades e experiências positivas”. “Muito gratificante! A sensação de estar representando a minha escola e trazendo essa conquista no meu último ano é recompensadora”, comenta.

O professor Leonardo Teixeira, orientador dos estudantes, comemora a vitória dos estudantes e já comenta sobre a expectativa para as próximas edições. “Fiquei muito feliz pela conquista dos alunos. A premiação é consequência de todo o esforço acadêmico realizado por eles. As expectativas são as melhores possíveis, tanto no número de participantes, que têm aumentado ano a ano, como nas conquistas, tanto na modalidade teórica como na prática". E acrescenta: "Não podemos esquecer das principais conquistas desse tipo de evento: estabelecer pontes entre conteúdos do Ensino Médio e Técnico e a prática, despertar a vocação do aluno para a área tecnológica, e motivá-lo a continuar estudando”.

Anualmente a organização da Olimpíada define pontos de corte para premiar os alunos com medalhas de ouro, prata e bronze. Para definição desses pontos de corte, analisa-se o desempenho dos estudantes em nível nacional. E também foram fornecidos certificados de mérito estadual para Matheus André da Paz Silva (2º ano) e também para Gabriel Sebastião. Esse certificado é conferido aos estudantes que estão entre os 10% melhores de seu respectivo estado.

(19/03/2021 às 16:57)