Luto e Homenagem ao professor Emerson Moreira de Aguiar

EAJ

A Escola Agrícola De Jundiaí manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do querido e inesquecível Emerson Moreira de Aguiar, ocorrido ontem, 02 de Março de 2021.

Emerson fez Agronomia na ESAM, hoje UFERSA, concluindo em 1982. Depois cursou o mestrado e o doutorado em Zootecnia, pela Universidade Federal do Pernambuco. Na UFRN, ingressou no dia 14 de abril de 1994.

Emerson já tinha tempo e autorização para se aposentar, mas nem pensava nessa possibilidade. Sempre contribuiu com todos os cursos da EAJ, com projetos de estudantes do técnico, na graduação e na pós-graduação. Foi coordenador de curso, coordenador de pesquisa, chefe de laboratório e tantos outros cargos administrativos que desempenhou com maestria e extrema dedicação. Contribuiu em inúmeras comissões. Era um professor que amava a sala de aula, o ofício de ministrar aulas. Era também um agrônomo de campo, de experimentos na roça. Comandava o laboratório de Produção Animal, que ele muito lutou, ao lado de tantos outros colegas, para construir e equipar na EAJ.

O professor Emerson também foi precursor da pós-graduação, em nível de Mestrado em Produção Animal na nossa Instituição. Um gigante, em todos os sentidos, que nos deixa um legado e exemplos imensuráveis, e por isso temos a grande responsabilidade de não deixar que toda essa história e este esmero pela EAJ se apaguem.

O empenho e a dedicação do professor Emerson a EAJ, e a toda a UFRN, aos alunos, que ele tanto queria bem, tem sido registrado nos grupos e declarações oficiais, por meio de depoimentos e lembranças trazidas a todo o momento, ao longo de todo o dia por seus colegas de trabalho da EAJ de outros departamentos e setores da Universidade, além dos órgãos ligados às ciências agrárias no RN.

Mas essas lembranças estão, sobretudo, na sua extensa obra acadêmica, nos relacionamentos que construiu e no lindo exemplo de profissional que fez sempre o melhor em sua área de atuação.

A Direção declara luto oficial por sete dias, no âmbito da EAJ, conforme Portaria 19/2021-EAJ, e se solidariza com a dor dos familiares, amigos e colegas de trabalho.

(03/03/2021 às 10:53)