Notícias Notícia escolhida: 37002602 (ID)
Projeto de extensão da EAJ leva capacitação sobre bem-estaranimal a professores do ensino básico

Bem-estar animal

Por João Mário Costa - Comunicação EAJ  


Com o crescente impacto da ação humana no ambiente, surge também a necessidade, ainda maior, de preparar profissionais das Ciências Agrárias para o cuidado com a saúde humana, animal e ambiental. Tal conhecimento precisa ser repassado para os diversos setores da sociedade, a fim de que esse cuidado se torne do interesse de todos.


Nesse intuito, o projeto “Bem-estar animal e prevenção de zoonoses no âmbito das escolas da rede básica de ensino - capacitando trabalhadores da educação” busca capacitar os professoresdo ensino básico, com o objetivo de que as ações aprendidas cheguem ao âmbito escolar e, consequentemente, seja levado para a comunidade através das crianças, jovens e adultos. O projeto é uma extensão do Projeto Xerimbabo, que teve início na EAJ em 2012 e também trata desse cuidado com os animais e da prevenção de zoonoses.


Coordenado pela professora Viviane da Silva Medeiros, a ação de extensão foi iniciada em agosto e conta com a participação de 43 professores das redes municipais de ensino de Lagoa de Pedras, Macaíba e Vera Cruz. Segundo a professora, já é possível perceber as mudanças de pensamento dos participantes da ação com relação ao bem-estar animal, sejam daqueles de estimação ou os que são para produção de proteína, além dos impactos positivos que garantir esse bem-estar pode gerar no meio ambiente como um todo.


“A gente começa a incentivar nossos familiares, e quando menos percebemos já estamos meio que colocando em prática nossos conhecimentos adquiridos no curso. Muitas vezes sabemos o certo, mas quando fazemos uma capacitação desse tipo, despertamos para a prática mesmo, saindo da teoria e praticando com vontade, porque sabemos que o que estamos fazendo é o melhor para os animais”, disse a professora Inês Pereira, participante do curso.


O projeto está sendo realizado em três módulos, todos de forma remota. Entre os assuntos tratados estão o Bem-estar animal, a relação com os animais de estimação, abate e a saúde animal, humana e ambiental.

(18/11/2020 às 15:29)